sábado, 10 de março de 2012

Curiosidades químicas em nosso dia-a-dia

             Todos nós sabemos que a química está diretamente ligada ao nosso cotidiano. Muitas vezes, praticamos química sem ter a menor noção de como acontece. A seguir alguns exemplos da química no nosso dia-a-dia irão nos mostrar como ocorrem.

  • Por que o ovo quando cozinha endurece e a batata amolece?
Porque a batata é composta principalmente de amido e o ovo, de proteínas. Quando aquecidos, esses dois ingredientes se comportam de maneira bem diferente. A batata guarda bastante açúcar nos grãos de amido, para alimentar a planta enquanto ela não desenvolve folhas para fazer fotossíntese. "Quando recebem calor, os grãos de amido incorporam a água ao redor, incham e ficam moles como um gel", diz o químico de alimentos Flávio Luís Schmidt, da Unicamp. O mingau é feito justamente com base nesse conceito: um pó à base de amido (normalmente, maisena) misturado com água e calor, que, depois de alguns minutos, deixa de ser líquido e vira papa. A proteína do ovo tem uma função parecida com a do amido, como reserva alimentar, guardando energia para o embrião do pintinho. Só que, quando aquecida, a proteína reage de forma oposta. "Quando as proteínas da clara e da gema são aquecidas, elas saem do estado líquido para o sólido", diz Schmidt. Esse fenômeno é o mesmo que faz mudar a consistência da carne quando vai para o fogo e a massa do pão - cheia de proteína do trigo - ficar crocante quando assada.
  •   Por que coca com mentos explode? 

·         Em contato com o refrigerante, as balas aumentam a quantidade de gás e fazem surgir bolhas grandes, que escapam na forma de um jato explosivo.

Qualquer coisa que entre em contato com o refrigerante, como o gelo, já faz surgir bolhas, mas usando mentos isso ocorre porque:

1- A bala é mais densa que o refrigerante e vai direto para o fundo da garrafa

2- a mentos possui ácido cítrico - o mesmo do limão -, que aumenta a formação de gás.

3- A superfície irregular da bala tem buracos minúsculo e quanto mais irregular uma superfície, maior a tendência de provocar bolhas.

Não é necessário usar coca light, como diz a lenda, mas qualquer refrigerante funciona. Entretanto os light e diet reagem melhor já que são menos densos por possuir menos açúcar.
  • Quem tem fosforo, a caixa ou o palito?

A superfície da caixa em que riscamos o palito possui característica áspera, semelhante a uma lixa, e é composta das seguintes substâncias: dextrina, fósforo vermelho, Sb2S3 (trissulfeto de antimônio). A ponta do palito, identificada pela cor vermelha, é composta por enxofre, um agente oxidante e cola.
O ato de atritar o palito contra a caixa é que dá início ao processo; ele funciona como um agente de ignição. O fósforo, quando aceso, faz com que o agente oxidante inicie a queima de enxofre. É ela que faz com que a madeira do palito queime.
O curioso é que os palitos de fósforo produzidos antigamente podiam ser acesos bastando riscar o fósforo em qualquer superfície áspera. Mas, por medida de segurança, os palitos fabricados hoje só acendem se forem riscados contra a parte áspera da caixa. Portanto, o elemento fósforo (P) não está presente dentro da caixinha (palitos) e sim do lado de fora.

  • Por que a coca cola desentope pia?

Refrigerantes são água carbonatada (na qual se dissolveu gás carbônico) e substâncias químicas para dar cor e sabor, que provocam sensação agradável quando ingeridos. Em geral, os refrigerantes são compostos de substâncias químicas sintéticas. Bebidas com sabor laranja usam uma pequena fração de suco de laranja. Não usam mais porque o suco natural tem maior tendência à decomposição.
Tenho a impressão de que nenhum guaraná existente no mercado tem guaraná natural. São composições com substâncias que dão aroma e sabor à bebida
Agora, desentupir pias, a Coca-Cola não desentope, contrariando dito popular. A Coca-Cola é um extrato vegetal de composição variável, ao qual é adicionado ácido fosfórico em pequena quantidade, como conservante. A confusão se dá porque esse ácido é usado por fabricantes de material de limpeza, mas não faz mal ao ser humano.
Nas reações químicas que ocorrem nas células, várias delas usam o fosfato, que é um componente do ácido fosfórico. A célula usa o fosfato no mecanismo de fornecimento de energia celular. Mas há uma ressalva: o excesso de fosfato pode reagir com o cálcio, componente de ossos e dentes, e causar problemas ósseos ou dentários. Nada, além disso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário