segunda-feira, 14 de maio de 2012

Curiosidades da Língua Portuguesa
VERDADE OU MENTIRA?
1 - O Português originou-se do Latim clássico falado no Império Romano, na região hoje conhecida como Calábria, no Sul da Itália.

2 - A língua portuguesa é falada por cerca de 250 milhões de pessoas no mundo, sendo a sexta língua mais falada no mundo.

3 - Nosso idioma é falado em 9 países.

4 - O Português é uma língua latina, ou seja, derivada do Latim. Outras línguas latinas são o Espanhol, o Italiano, o Francês, o Lituano e o Croata.

5 - A Reforma Ortográfica, recentemente implantada no Brasil, determina que palavras como ópio, sócio, ócio e bócio etc. percam o acento agudo e escrevam-se simplesmente opio, socio, ocio e bocio.

6 - Ainda de acordo com a Reforma, o hífen fica abolido em vocábulos compostos cuja primeira palavra termina com vogal igual à primeira vogal da segunda palavra. Exemplos: “micro-ondas” passa a se escrever “microondas”, “anti-inflacionário” passa a ser “antinflacionário” , “tele-educação” passa a ser “teleducação” etc.

7 - Oxítonas são palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima; paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última e proparoxítonas são palavras cuja sílaba tônica é a penúltima.

8 - O trema foi abolido em todas as palavras do nosso idioma.

9 - Escolha a opção correta. A pessoa que fala vários idiomas é chamada de:
- Filólogo
- Troglodita
- Poliglota
- Polígrafo

10 - Capixaba é quem nasce no Rio Grande do Norte; salvadorenho é o nascido em Salvador, Bahia; potiguar é quem nasce em Sergipe e acreano é quem nasce no Acre.

Gabarito estará nos comentários.


Um comentário:

  1. 1. É mentira. O Português originou-se do Latim vulgar, falado no Lácio, uma região da Itália central. Muitas línguas derivaram do Latim vulgar e a última delas foi o Português. Por isto, a língua portuguesa foi chamada de “última flor do Lácio”, pelo poeta brasileiro Olavo Bilac.
    2. É verdade. É o seguinte o ranking das línguas mais faladas do mundo:
    1º. Mandarim – 1.051 milhões
    2º. Hindi – 565 milhões
    3º. Inglês – 545 milhões
    4º. Espanhol – 450 milhões
    5º. Árabe – 280 milhões
    6º. Português – 250 milhões
    7º. Bengalês – 171 milhões
    8º. Russo – 145 milhões
    9º. Francês – 130 milhões
    10º. Japonês – 127 milhões
    3. É verdade. O Português é falado no Brasil, Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
    4. É verdade que o Português é uma língua latina, assim como o Espanhol, o Italiano e o Francês. Mas o Lituano e o Croata não fazem parte desse grupo. As línguas latinas são o Espanhol, o Francês, o Italiano, o Português, o Romeno, e as variações dessas línguas, como o Catalão, falado em Andorra e em parte da Espanha.
    5. É mentira. As palavras citadas continuam todas acentuadas.
    6. É mentira. Pelo contrário, a Reforma Ortográfica determina que, nas palavras compostas por prefixação e recomposição, passa a se usar hífen entre o prefixo e o segundo elemento, quando o prefixo termina com a mesma vogal pela qual começa o segundo elemento. Sendo assim, as grafias corretas das palavras citadas são “micro-ondas”, “anti-inflacionário”, “tele-educação” etc.
    7. É mentira. Oxítonas são palavras cuja sílaba tônica é a última. Ex: juá, pé, canapé, café, igarapé, mafuá etc. As paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima. Ex: abacate, alicate, referente, artimanha etc. Finalmente, proparoxítonas são palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima. Ex: enciclopédia, teleférico, científico, árvore, peritônio etc. Observações: 1) Todas as palavras proparoxítonas levam acento agudo ou circunflexo. Não há exceções para esta regra. 2) A sílaba tônica de uma palavra não é aquela que é acentuada, mas sim a que é pronunciada com mais força. Ex: aba-CA-te, a-PE-lo, ar-ti-MA-nha etc.
    8. É verdade. Apesar de todos os protestos, o trema foi abolido do nosso idioma.
    9. A pessoa que fala vários idiomas é poliglota. Filólogo é o estudioso de línguas em geral; troglodita é quem habita em cavernas e polígrafo é a pessoa que escreve sobre vários assuntos ou então o aparelho também chamado de “detector de mentiras”.
    10. Mentira. Capixaba é quem nasce no Espírito Santo; quem nasce na capital baiana é soteropolitano (salvadorenho é o natural de San Salvador, república da América Central); potiguar é que nasceu no Rio Grande do Norte. Finalmente, quem nasce no Acre não é “acreano” e sim “acriano”, porque, pela Reforma Ortográfica, as palavras com o sufixo “ano” e “ense”, derivadas de palavras que tenham, na última sílaba, um “e” átono, devem ter esse sufixo antecedido pela letra “i”. Complicado? As queixas devem ser encaminhadas à Academia Brasileira de Letras, a culpada por tudo isso…

    ResponderExcluir