segunda-feira, 4 de junho de 2012

CURIOSIDADES SOBRE QUIMICA

  • QUAL O ELEMENTO QUÍMICO MAIS ABUNDANTE NA TERRA?
         O elemento químico mais abundante na Terra é o oxigênio, que compõe cerca de 49,5% da massa da crosta terrestre, da água e da atmosfera terrestre.
O elemento que fica em segundo lugar é o silício. O dióxido de silício e os silicatos fazem parte de cerca de 87% dos compostos que existem na crosta terrestre.

  • COMO FUNCIONAM AS LATINHAS QUE RESFRIAM EM APENAS SEGUNDOS?
        As chamadas latinhas inteligentes criadas na Coreia do Sul são um tipo de aplicação muito interessante dos fenômenos físico-químicos de trocas de calor. Estas latas se aquecem ou se resfriam.
As latinhas inteligentes usadas para refrigerantes e cerveja gelam o produto em 15 segundos, sem precisar de geladeira.
Dentro da lata há uma serpentina cheia de gás carbônico sobre alta pressão. Ao abrir a lata, o gás é liberado, acarretando um rápido resfriamento, que gela a bebida contida na lata.
Existem também os recipientes que aquecem seu conteúdo. É usado em sopas, leite e café.
Esta ideia foi muito utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, para fornecer comida quente aos soldados nos campos de batalha.
Para o aquecimento, são usadas várias reações que liberam calor (exotérmicas), como:
CaO  +  H2O  →   Ca(OH)2
2 Al  +  Fe2O3   →   Al2O3   +   2 Fe

 
  • POR QUE O MILHO DE PIPOCA ESTOURA?
       O milho é um alimento muito duro e dentro dele está retido pequenas bolhas de ar. Quando o milho esquenta, o ar retido tenta expandir-se, aumentando mais de 20 vezes o seu volume. As moléculas do ar movimentam-se com rapidez e pressionam cada vez mais fortemente as paredes resistentes das pequenas bolhas, até que elas se rompem e os grãos de milho explodem em pipocas leves e macias. 

 
  •  QUEM UTILIZOU A EXPRESSÃO CHUVA ÁCIDA PELA PRIMEIRA VEZ?
       A expressão chuva ácida  foi usada pela primeira vez em 1952 pelo químico inglês Robert Argus Smith, em sua monografia O ar e a chuva. O início da climatologia química, a chuva ácida.
Ele estabeleceu pela primeira vez uma ligação entre o pH da chuva e a combustão do carvão num centro industrial.
Após quase meio século, o biólogo norueguês Knut Dahl reconhecia a relação entre acidez das chuvas e a morte de plantas e peixes em vários lagos de seu país.  

 http://www.soq.com.br/curiosidades/index.php?pg=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário